CPDOC realiza evento sobre História Global e América Latina

Seg, 10/10/2016

Em parceria com diversas instituições brasileiras e estrangeiras, a Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) realiza, de 18 a 21 de outubro, a Global History Conference. O evento irá unir as segundas edições do Colóquio Internacional “Latinoamérica y la Historia Global” e do workshop “Latin America in a Global Context”, funcionando como uma plataforma e um fórum para novas ideias sobre como escrever a história da América Latina.

Nos últimos anos, uma importante mudança vem ocorrendo nos estudos latino-americanos frente às provocações que a virada global da História apresenta aos historiadores. Essa nova abordagem lança desafios específicos tanto com relação a aspectos teóricos como metodológicos. Apesar de seu aparente potencial, ainda não está claro como os historiadores da América Latina podem contribuir para tal discussão.

O CPDOC sedia, assim, dois grandes eventos reunindo um leque de investigadores de culturas acadêmicas e países distintos, com o objetivo de facilitar a integração regional das redes de pesquisa e de permitir novas cooperações e colaborações, especialmente entre pesquisadores mais experimentados da América Latina e investigadores em início de carreira. O objetivo geral é debater as novas abordagens que surgiram nos últimos anos e criar um fórum produtivo e enriquecedor para a discussão e intenso intercâmbio entre os pesquisadores presentes.

A conferência é organizada pelo CPDOC em conjunto com a Universidade de Berna (Suíça), a Universidade de Pittsburgh (EUA), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi) da USP, contando com o apoio dos programas CAPES/PAEP e APQ2/FAPERJ.

Para mais informações, acesse ao site.