O GLAP 2016 REUNE EM CALI ESPECIALISTAS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE AMERICA LATINA

Seg, 17/10/2016

A Conferência do Grupo Latino Americano pela Administração Pública (GLAP) do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (IICA), foi realizada em Cali, do dia 10 ao 12 de outubro, com o patrocínio da Universidad del Valle de Cali da Colômbia, coordenação da Fundação Getulio Vargas e apoio logístico do Instituto de Prospectiva, Innovación y Gestión del Conocimiento de la Facultad de Ciencias de la Administración da Universidad del Valle.

O encontro reuniu um total de 60 participantes, sendo 31 especialistas em Administração Pública de 10 países da América Latina e do Caribe e três de outras regiões, acompanhados por professores e representantes de diversas instituições.

Presidiram o evento Bianor Cavalcanti, presidente do GLAP/IICA;  Rolet Loretan , diretor-geral do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (IICA); Edgar Varela Barrios, reitor da Universidad del Valle; Rubén Dario Echeverry, decano de la Facultad de Ciencias de  la Administración de la Universidad Del Valle; Leonardo Solarte Pazos, diretor do Instituto de Prospectiva e Marlos Correia de Lima, diretor executivo do Centro Latino Americano de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas.

Os temas principais da conferência foram: Políticas públicas e modelos econômicos na América Latina; Nova gestão pública, corporativismo estadual e eficiência governamental e por último, Centralismo e governança territorial.

Durante a Assembleia Geral, dirigida pelo presidente, Bianor Cavalcanti, com o suporte do secretário executivo do grupo, César Rojas Alfonzo, foi eleito por aclamação, como presidente para o período (2016-2019), o prof. Edgar Varela Barrios, PhD em Arministração. Nesta mesma sessão foram reeleitos os seis integrantes do Conselho Diretivo para o mesmo período. Conselho este, constituído por: Christian Asinelli – Argentina – CAF - Banco de Desarrollo de América Latina; Bianor Cavalcanti – Brasil – Fundação Getulio Vargas; Boris Peña Fortes – Cuba – Ministério de Educação Superior; Freddy Mariñez Navarro – México – El Colegio de Jalisco; Luis Solari de La Fuente – Perú – Universidad Católica Sedes Sapientiae, o novo presidente do GLAP/IICA, Edgar Varela Barrios - Colômbia - Universidad Del Valle e os Membros ex oficio: Geert Bouckaert, presidente do IICA e Rolet Loretan, diretor geral do IICA, como previsto no Regulamento do GLAP/IICA no artigo 5.2.a.

Ao transmitir o cargo de Presidente do GLAP para o Prof. Dr. Edgar Varela Barrios, Reitor da Universidad del Valle, o Prof. Dr. Bianor Cavalcanti, Diretor de Relações Internacionais da FGV, recém empossado na Presidência da Associação Internacional de Escolas e Institutos de Administração (AIEIA), registrou sua “Total confiança na profícua gestão que fará o Prof. Varela, dadas suas excepcionais qualidades acadêmicas e diretivas”.

No último dia do encontro realizou-se a reunião de planejamento para os futuros diálogos com grupos inter-regionais, que contou com a presença do representante da CAF- Banco de Desarrollo de América Latina, Jorge Srur; Bianor Cavalcanti da FGV; Rolet Loretan do IICA, Edgar Varela da Univalle e a participação, via internet, de Geert Bouckaert, presidente do IICA e Edoardo Ongaro, presidente do grupo europeu pela administração pública (GEAP).

O evento contou com as participações de Alejo Vargas, da Universidad Nacional de Colômbia com a conferência: “Las Políticas Públicas y el Proceso de Paz”; a Dra. Renée Bedart e o Dr. Alain Chanlat da Ecole des Haults Etudes Commerciales, da Universidade de Montreal Canadá – HEC com a conferência: “La dirigencia y la gobernanza”, assim como a participação especial do ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, com a conferência: “Políticas públicas y desarrollo econômico de América latina”.

O GLAP/IICA 2016 encerrou-se com o debate: “Políticas públicas y perspectivas del desarrollo de América latina”, que contou com as participações de: Rolet Loretan do IICA, Freddy Mariñez Navarro, Professor – Pesquisador do Colegio de Jalisco, México; Jorge Talavera, Rector da Universidad ESAN do Perú e Luis Solari de la Fuente da Universidad Católica Sedes Sapientiae do Perú.

|

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede