Diplomatas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de curso de capacitação

Tue, 10/31/2017

O Núcleo de Cooperação com África e Portugal (NuCAP) da Diretoria Internacional (DINT) da FGV foi convidado pelo Itamaraty a participar do “Curso para Diplomatas dos Estados-Membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”. O programa, desenvolvido pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em conjunto com a Subsecretaria-Geral de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi realizado entre 2 e 11 de outubro, em Brasília e no Rio de Janeiro.

O Curso teve por objetivo contribuir para a promoção do conhecimento mútuo, o intercâmbio de ideias e a aproximação entre as chancelarias dos países participantes e reuniu todos os representantes das nações que integram a CPLP: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A DINT/NuCAP foi representada pelo professor Marcus Vinicius Rodrigues, que falou sobre a institucionalização, as perspectivas e desafios da Comunidade.  

O evento contou ainda com a participação do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes dos embaixadores Sérgio Eduardo Moreira Lima (presidente da Fundação Alexandre de Gusmão), Fernando José Marroni de Abreu (subsecretário-geral da África e do Oriente Médio do MRE) e José Viegas Filho (ex-ministro da Defesa). Também participaram do curso o contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz (subchefe de Política e Estratégia, Ministério da Defesa), o general Décio Luís Schons(comandante da Escola Superior de Guerra), o conselheiro Fernando Figueira Mello (chefe da divisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa do MRE).

A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 e tem sede em Lisboa. Trata-se de uma organização internacional constituída por países de língua portuguesa, e tem por objetivo o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A FGV atua como Observador Consultivo da CPLP desde junho de 2017.

|

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede