Duração do curso
168 horas
Período de inscrição
19/02 - 28/05/2024
Início

O curso de governança pública é dividido em 3 módulos. As aulas de responsabilidade do CAF compreendem o âmbito regional e disciplinas com abordagem transversal, enquanto as aulas ofertadas pela FGV possuem um enfoque local e aplicado.

Módulo 1 - Sociedade, Economia e Política em Transformação
CAF
1. Instituições Políticas Comparadas
2. O Papel do Estado e as Políticas Públicas
3. Revolução Digital e Inovação Pública
4. Modelos e Visões de Desenvolvimento Sustentável na América Latina     
FGV
5. Laboratório de Gestão e Comunicação de Riscos
6. Transformação Organizacional e Liderança
7. Laboratórios de Inovação
8. Ética e Integridade no Exercício da Função Pública

Módulo 2 - Governança e Gestão Política
CAF
9. Estado Aberto
10. Govtech
11. Inteligência Artificial na Administração Pública
12. Participação Cidadã e Inteligência Coletiva
FGV
13. Resolução de Conflitos e Construção e Consensos
14. Comunicação Estratégica e Mobilização de Bases
15. Gestão Baseada em Evidências e Orientada a Resultados
16. Ferramentas Ágeis para Gestão de Equipes

Módulo 3 - Economias Colaborativas, Verdes, Inclusivas e Sustentáveis
CAF
17. Economia Circular
18. Indústrias Criativas
19. Mobilidade Urbana Sustentável
20. Diversidade, Gênero e Inclusão
FGV
21. Políticas Locais de Igualdade e Inclusão de Diversidades
22. Políticas Locais de Economia Ambiental e de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas

Para visualizar a descrição completa das disciplinas, clique aqui.

 

Professores FGV

 

Alex Baroni Tutor

Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getulio Vargas. Pós-graduações latu sensu em Gestão de Marketing pela Unisul, em Engenharia Eletrônica e Eletromecânica pela UCAM e MBA Executivo em Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI) pela UCAM. Graduando em Ciências Contábeis pela UNESA. Graduado em Processamento de Dados pela UVA. Atua há mais de 22 anos no desenvolvimento de softwares para negócios, em áreas como contabilidade, marketing, recursos humanos e gerenciamento de projetos em grandes empresas nacionais e internacionais. Entre essas, teve a oportunidade de trabalhar por um curto período em Darmstadt, na Alemanha. Fundador e professor do Curso Baroni - voltado para práticas de DIY (Do It Yourself) de eletrônica e música. Temas esses, que fazem parte de suas pesquisas na área do marketing com publicações e apresentações de artigos em eventos. Monitor em turmas de mestrado em Administração na disciplina de Metodologia da Pesquisa pela FGV EBAPE - Fundação Getulio Vargas.

Apresentação da Metodologia de Design Thinking
• Encontro 1 - Warm up: 08/06/2024
• Encontro 2 - Problematizar e empatizar: 15/06/2024
• Encontro 3 - Definir e idealizar: 22/06/2024
• Encontro 4 - Prototipar e provar: 27/06/2024
• Encontro 5 - Pitch, preparação para demoday: 29/06/2024

Tutoria de Design Thinking
Tutorias 1A: 24/07/24; 1B: 25/07/24
Tutorias 2A: 31/07/24; 2B: 01/08/24
Tutorias 3A: 22/08/24; 3B: 29/08/24
Tutorias 4A: 12/09/24; 4B:19/09/24
Tutorias 5A: 26/09/24; 5B: 03/10/24
Tutorias 6A:10/10/24; 6B:17/10/24

 

André Barcaui

Pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Doutorado em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e Graduações em Psicologia, pela Universidade Veiga de Almeida e em Tecnologias da Informação pela PUC-Rio. Foi Project Office Manager na Hewlett-Packard Consulting (HP), responsável pela região da América Latina, e Gerente de Programas e Serviços na IBM. É membro fundador do PMI Chapter Rio e atualmente forma parte de seu Conselho Assessor. Possui as certificações PMP, PMI-ACP e CDAP pelo Project Management Institute, KMP pela Kanban University, Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Advanced Scrum Master pela Scrum Alliance, Public-Private Partnerships Foundation (CP3P) pela APMG e SAFe Agilist. Além de ministrar aulas, é autor de vários artigos e livros na área de gestão.
Ferramentas Ágeis para a Gestão de Equipes - 12 e 14/08

 

Anna Bentes

Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Formação Complementar em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi Pesquisadora do MediLab.UFRJ e Analista Acadêmica Sênior no Data Privacy Brasil, além de ter feito parte do Conselho Diretivo da Rede Latino Americana de Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Atualmente, é Fellow da Derechos Digitales, onde lidera uma pesquisa sobre desinformação e eleições, e Professora Adjunta da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Seu trabalho de ensino e pesquisa foca na interseção entre Psicologia, Comunicação e Tecnologia, investigando os impactos das tecnologias e redes digitais na sociedade. É também colunista no Terra Byte e autora do livro “Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social”.
Comunicação estratégica e mobilização de bases - 15 e 17/07

 

Deco Bancillon

É jornalista e gestor de imagem e reputação. Em 18 anos de profissão, assessorou ministros de Estado, empresários e parlamentares em episódios de crises de imagem, bem como treinou executivos e autoridades para participarem de audiências públicas, entrevistas à imprensa e depoimentos a Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). No setor público, liderou toda a comunicação digital do governo federal, assessorando diretamente o presidente da República nos pronunciamentos para redes sociais. Como jornalista de redação, foi repórter, editor assistente e repórter especial do Brasil Econômico, IG e Correio Braziliense, pelo qual venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante do país. No mercado de comunicação corporativa, foi diretor da Approach Comunicação e da Santafé Ideias, duas das maiores agências do país, e desde 2020 lidera a Bancillon Comunicação.
Laboratório de Gestão e Comunicação de Risco - 17 e 19/06

 

Cibele Franzese

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas-SP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos sobre Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta de Gestão Pública e Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, é professora da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas-SP, onde ministra cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo, e no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, nas áreas de Gestão Pública, Instituições Políticas, Políticas Públicas, Planejamento e Gestão.
Gestão Baseada em Evidência e Orientada a Resultados - 05 e 07/08

 

João Felipe Sauerbronn

Possui Doutorado em Administração e Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Professor Pesquisador Visitante na Faculdade de Mídias da Universidade de Illionis, Professor Adjunto nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da Unigranrio e Professor Pesquisador nos Programas de Mestrado Profissional em Poder Judiciário e em Administração da Fundação Getulio Vargas Direito Rio (FGV Direito Rio). Atualmente é Professor Adjunto na Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Desenvolve estudos sobre macromarketing, marketing e políticas públicas, estratégia de marketing, comunicação integrada, ensino e pedagogia de marketing, estudos de consumo e pesquisa qualitativa.
Comunicação estratégica e mobilização de bases - 15 e 17/07

 

José Antonio Puppim de Oliveira

Professor pesquisador da FGV EBAPE e da FGV EAESP. Também é professor colaborador da Universidade de Fudan, na China, e da Universidad Andina Simon Bolivar (UASB), no Equador. É pesquisador associado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Joint Program on Science and Policy for Global Change. Trabalha com pesquisa multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas e suas conexões com as Ciências Naturais e Engenharia, atravessando diversas áreas de conhecimento. Atualmente atua nas áreas de Economia Política do Desenvolvimento. Trabalha principalmente com pesquisa empírica e orientada à prática (policy-oriented) analisando quantitativamente e qualitativamente a governança envolvendo diversos tipos de atores socioeconômicos, setores econômicos e escalas. Tem experiência de trabalho em diferentes continentes. Foi assistente de pesquisa e ensino no MIT; professor pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com uma bolsa Marie Curie da Comissão Europeia; e professor (Lecturer) da University College London (UCL), onde foi codiretor do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Possui graduação em Engenharia pelo ITA, mestrado em Planejamento Regional e Ambiental pela Universidade de Hokkaido, Japão e Ph.D. em Planejamento pelo Massachusetts Institute of Technology, nos EUA.
Políticas Locais de Economia Ambiental, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas - 02 e 04/09

 

Jussara Pereira

Professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), tendo já ministrado as disciplinas Introdução à Gestão, Organizações e Processo de Teorização. Possui Doutorado em Administração de Empresas pela FGV, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como pesquisadora e orientadora no projeto "Conexão Local", financiado pelo GVpesquisa, e prestou serviços para o Curso de Mestrado e Curso de Doutorado em Administração de Empresas (CMCD AE) e para o Curso do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Sustentabilidade (MPGC) da FGV. Recebeu o prêmio Ronald B. Shuman Best Student Paper Award em 2020 na divisão de Management History do Academy of Management Meeting. Suas pesquisas incluem temas como responsabilidade corporativa, diversidade e sustentabilidade, com incentivo ao pensamento crítico em Administração.
Políticas Locais de Paridade e Inclusão de Diversidades - 19 e 21/08

 

Luciana Hashiba

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de Negócios pelo Insper-SP (2000). Realizou mestrado (2008) e doutorado (2013) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-SP na linha de Gestão de Operações e Competitividade, nos temas colaboração e desempenho, inovação e sustentabilidade, respectivamente. Participou do projeto “Gestão e Redes de Inovação - Natura Inovação e Tecnologia de Produtos”, sendo responsável pela Gestão Estratégica de Inovação e Inovação Aberta em Rede, tendo como foco a capacidade de inovação da empresa, englobando os seguintes temas: planejamento estratégico de inovação, gestão do processo de inovação (portfolio, pipeline e projetos), gestão e captação de fomento para inovação, propriedade intelectual (perspectiva técnica), gestão de parcerias para inovação, inteligência de redes e empreendedorismo inovador. Participou do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Superior da Agência USP de Inovação e do Conselho da Escola Metodista de Educação Corporativa. Atualmente se dedica à educação para inovação na FGV EAESP (graduação e pós-graduação), empreende pela We Fab e atua com gestão estratégica de inovação, inovação aberta em rede e educação para inovação em diferentes organizações.
Laboratórios de Inovação - 10 e 12/06

 

Marco Antonio Carvalho Teixeira

Doutorado em Ciências Sociais (2004) e Mestrado em Ciências Sociais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto à Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV EAESP), onde leciona nos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, no Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo, assim como no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas acadêmicas e vem atuando como Consultor de organismos nacionais e internacionais em temas como: Transparência, Accountability e Controle da administração pública com foco no papel dos órgãos de controle e no controle social; arranjos cooperativos intergovernamentais, política brasileira e eleições. É líder do grupo temático Federalismo, Relações Intergovernamentais e Descentralização, junto à área de Administração Pública do ENANPAD (biênio 2015-2016). Atuou como comentarista do programa CBNSP, da Rádio CBN, onde tratava de questões ligadas aos problemas da cidade de São Paulo e suas políticas públicas, e é um dos editores do Blog "Gestão, Política & Sociedade" abrigado no jornal O Estado de S. Paulo.
Ética e Integridade no Exercício da Função Pública - 03 e 05/06

 

Maria Zélia Almeida Souza

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar. Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública FGV EBAP (1996). Sócia-Diretora da FAS Consultoria Empresarial. Docente de Cursos de Pós-Graduação da FGV na Escola Brasileira de Administração Pública-EBAPE e Escola de Pós-Graduação em Economia–EPGE. Consultora em Planejamento, Organização e Recursos Humanos.  Autora das publicações nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Carreiras e Remuneração.
Transformação Organizacional e Liderança - 01 e 03/07 

 

Murilo Alambert

Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral / Cia. Vale do Rio Doce e Economista pela FEA/UFRJ. É professor de Estratégia de Empresas e Planejamento Estratégico pelo FGV Management. Atua como consultor de empresas na área de Planejamento Estratégico, Elaboração de Estratégias Empresariais, implementação de Balanced Scorecard (BSC)  desenvolvimento e implementação de Planos de Negócios. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Planejamento, Orçamento e Controle de empresas como a IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG e BrasilSeguridade e em atividades de Planejamento Estratégico, Redesenho de Processos e Desenvolvimento de Planos de Negócios junto a instituições como Organizações Globo, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB entre outras.
Resolução de Conflitos e Construção de Consensos - 08 e 10/07