Duração do curso
160 horas
Período de inscrição
12/06 - 12/09/2023
Início

Descritivo das Disciplinas 

I. GESTÃO PÚBLICA 

1. Desenvolvimento institucional, análise de competências municipais e objetivos nacionais 

Módulos e subtemas: 

  I. Diferenças entre administração pública e gerência de negócios 
  II. Valores, conflitos e complexidades da administração pública 
  III. Organização e funções das sucursais do governo 
  IV. Evolução das relações e divisões de poder entre os governos locais, regionais e nacionais-federais aplicadas através de estudos de caso 
       a. Marco institucional e legal do país e a relação entre o governo central e outros níveis de governo 
       b. Análise comparada com outros países da região 
       c. Estudo do Plano de Desenvolvimento Nacional em cada país e a forma como foi implementado 
  V. Problemas associados aos processos de privatização, geração de contratos e convênios público-privados 
  VI. Surgimento das novas redes de governança 

2. Desenvolvimento, desenho e implementação de políticas públicas 

Módulos e subtemas: 

  I. O papel dos atores políticos e não governamentais no desenvolvimento de agendas de políticas públicas 
       a. Impacto do marco institucional e a existência de outros atores da sociedade civil (meios de comunicação, sindicatos, partidos políticos, etc.) no momento da criação de políticas públicas 
  II. Transição entre as promessas de campanha e as propostas públicas 
  III. Integração de análise política na definição de estratégias para desenvolver políticas públicas 
       a. O papel dos servidores públicos na definição de políticas em sua interação com os líderes políticos e a população 
       b. Inclusão dos atores da sociedade nos processos de tomada de decisões 
  IV. Os ciclos de planejamento, implementação e avaliação 
       a. Os passos do planejamento estratégico: ferramentas e atividades específicas, incluindo análise SWOT 
       b. Formas de enfrentar a implementação de políticas públicas 
  V. Métodos de análise de políticas públicas, incluindo técnicas qualitativas e quantitativas 
       a. Geração de habilidades para avaliação de programas baseada em estudos de caso reais 
  VI. Movimentos contemporâneos de reforma administrativa 
       a. As reformas fiscais e como se relacionam com problemas de qualidade e produtividade 
       b. Ferramentas para melhorar a qualidade dos processos e comparação com os melhores padrões existentes (benchmarking) 
       c. Estratégias de melhoramento de produtividade 
  VII. Impacto do progresso tecnológico nos governos e na governabilidade 
       a. Medição de rendimento no setor público, incluindo exemplos do uso de distintos formatos e programas computacionais 

3. Planejamento estratégico, orçamento e gestão por resultados 

Módulos e subtemas: 

  I. Papel do orçamento como instrumento da política fiscal e das políticas públicas 
  II. Análise da origem dos recursos e como estes são contratados 
       a. Estudo de orçamentos reais 
  III. Passos do processo de definição de orçamentos 
       a. Tipos de orçamentos 
       b. Workshop sobre formato e apresentação de orçamentos 
       c. Participação de cidadãos no processo de geração do orçamento 
  IV. Gestão financeira no setor público 
       a. Transparência no desenvolvimento fiscal e orçamentário 
  V. Recursos humanos 
       a. Sistemas de emprego governamental baseados no mérito: exemplos de ferramentas e técnicas 
       b. Negociação coletiva e gestão de relações trabalhistas; simulações de casos 
       c. Temáticas que afetam os recursos humanos: diversidade e discriminação 
       d. Relação entre a carreira funcional e administrativa; estudos de caso

4. Transformação organizacional e liderança 

Módulos e subtemas: 

  I. Cultura organizacional 
       a. Criação de organizações efetivas, incorporando técnicas de fluxo e processos de trabalho 
       b. Impacto da gerência e da organização 
       c. Papel da conduta humana nas organizações 
       d. Conexão entre as organizações e o ambiente no qual se desenvolvem 
       e. Cultura organizacional por meio de estudos de caso 
  II. Liderança 
       a. Explorar a variedade das teorias de liderança, particularmente as relacionadas com líderes públicos 
       b. Aplicação de teorias por meio de simulações, estudos de caso e treinamento individual (coaching) 
       c. Melhoria da Comunicação entre as equipes humanas 
       d. Habilidades para delegar e motivar através de simulações e estudos de caso 
       e. Habilidades para tomada de decisões, utilizando técnicas especializadas 
       f. Dinâmicas de grupo através de estudos de caso e simulações

5. Gestão de governo e geração de valor público 

Módulos e subtemas: 

  I. O conceito de “valor público” 
       a. Avaliação de resultados sobre a base da geração de “valor público” 
       b. Formas de se obter e interpretar a opinião pública 
       c. Inclusão dos atores da sociedade civil no processo de geração e implementação de políticas públicas 
       d. A conversão de ideias sobre políticas públicas em mensagens estratégicas para o público 
       e. Legitimidade política 
            > Conflito e negociações sobre políticas públicas 
       f. Metodologias qualitativas e quantitativas para diagnosticar e identificar problemas comunitários (pesquisas, grupos de enfoque, análise de mídia, reuniões comunitárias, consultorias, reclamações diretas dos cidadãos sobre os serviços públicos, etc.) 
  II. A ética na administração pública 
       a. Como enfrentar um dilema ético 
       b. A ética e sua importância nos administradores públicos: a responsabilidade administrativa 
       c. Criação de um clima ético em uma agência ou unidade (controle e auditoria) 

II. GERÊNCIA POLÍTICA 

6. Gestão política e governança estratégica 

Módulos e subtemas: 
  I. Exercício sustentável do poder baseado em princípios de governança e governabilidade: 
       a. Conceito de governança interativa e dinâmica 
       b. Governando com decisões compartilhadas entre governo e sociedade civil: as novas demandas de participação cidadã real 
       c. Democracia, democracia participativa e democracia cidadã 
       d. Ferramentas para a construção de mapas de governança 
       e. Construção de viabilidade política 
       f. Seguimento e ajuste de resultados de gestão 
  II. Pensamento estratégico, pensamento sistêmico e a comunicação eficaz nos processos de mudança 
  III. Estudo da dinâmica política real e a gestão de governo 
       a. Jogos estratégicos 
       b. Jogos de simulação - jogos de encenação sobre gestão de crise política ou conflitos sócio-políticos 

7. Resolução de conflitos e construção de consensos 

Módulos: 

  I. Definições de conflito 
  II. Métodos de solução de conflitos 
  III. Métodos de negociação 
  IV. Métodos de gerência de cooperação e confronto 
  V. Alianças entre os setores público e privado 
  VI. Jogo de encenação (workshop) 

 8. Comunicação estratégica e mobilização de bases 

Módulos e subtemas: 

  I. Área comunicacional estratégica 
       a. Comunicação para instruções e compromissos 
            > escuta efetiva 
            > geração de compromissos 
       b. Gestão efetiva de políticas comunicacionais institucionais 
            > gestão aberta às demandas da cidadania 
            > técnicas de influência e geração de percepção efetivas nas relações governo-cidadania 
            > promoção efetiva de campanhas de governo em projetos de mudança 
       c. Gestão de crises comunicacionais 
       d. Gestão de mídia: função dos meios de Comunicação e a relação estratégica do governo 
       e. Comunicação estratégica governo-poder legislativo 
       f. Comunicação estratégico-eleitoral 
  II. Área de mobilização de bases e uso de redes sociais 
       a. Desenvolvimento de projetos de mobilização na nova “democracia cidadã” 
       b. “Grassroots”, ou movimentos cidadãos de geração de novas agendas em direção à transformação 
       c. Gestão de técnicas para a inclusão social, construção de redes e geração de compromissos para a participação cidadã 
       d. Novas ferramentas de mobilização: as redes de interatividade social baseadas na Internet (os fenômenos de Facebook e Twitter) 
       e. Novas tecnologias informáticas e de Comunicação e como impactam no exercício político, nos processos de tomada de decisões e na transparência da gestão pública 
       f. Táticas efetivas na comunicação online, na comunicação móvel e no governo eletrônico 

9. Novas ferramentas para a gestão pública e política 

Módulos e subtemas: 

  I. Tecnologias de suporte para a tomada de decisões e planejamento estratégico 
       a. Uso de novos softwares e tecnologias aplicadas à gestão estratégica no plano da gestão pública e política: software de simulação, criação de mapas de atores, sistemas de medição de alerta precoce, modelos de gestão de crise 
  II. Tecnologia para temas operacionais, dar transparência à gestão e gerar conexão com a população 
       a. Uso de novas tecnologias informáticas para a gestão na administração pública (exemplo: Sistemas automatizados de Gestão Fiscal) 
       b. Governo eletrônico: novas variáveis de gestão na era da Internet (concurso de fundos públicos por meio da rede, transparência de gastos fiscais em sites abertos, etc.) 
       c. Novas ferramentas para o controle de resultados de gestão 

III. GERÊNCIA OPERACIONAL 

10. Tutoria para o projeto final - Assessoramento contínuo através dos meses de duração do programa 
11. Tópico Especial 1 (4h)
12. Tópico Especial 2 (8h)

Panorama dos principais modelos de parceria entre setor público e setor privado – tanto organizações não governamentais, quanto empresas privadas - explorando suas semelhanças, diferenças e potenciais ganhos para o Poder Público. Serão abordados os modelos de Parceria Público Privada, Organização Social, Organização da Sociedade Civil e Título de Impacto Social.
13. Tópico Especial 3 (4h)
14. Tópico Especial EAD