Descritivo das Disciplinas
I. GESTÃO PÚBLICA
1. Desenvolvimento institucional, análise de competências municipais e objetivos nacionais
Módulos e subtemas:
I. Diferenças entre administração pública e gerência de negócios
II. Valores, conflitos e complexidades da administração pública
III. Organização e funções das sucursais do governo
IV. Evolução das relações e divisões de poder entre os governos locais, regionais e nacionais-federais aplicadas através de estudos de caso
a. Marco institucional e legal do país e a relação entre o governo central e outros níveis de governo
b. Análise comparada com outros países da região
c. Estudo do Plano de Desenvolvimento Nacional em cada país e a forma como foi implementado
V. Problemas associados aos processos de privatização, geração de contratos e convênios público-privados
VI. Surgimento das novas redes de governança
2. Desenvolvimento, desenho e implementação de políticas públicas
Módulos e subtemas:
I. O papel dos atores políticos e não governamentais no desenvolvimento de agendas de políticas públicas
a. Impacto do marco institucional e a existência de outros atores da sociedade civil (meios de comunicação, sindicatos, partidos políticos, etc.) no momento da criação de políticas públicas
II. Transição entre as promessas de campanha e as propostas públicas
III. Integração de análise política na definição de estratégias para desenvolver políticas públicas
a. O papel dos servidores públicos na definição de políticas em sua interação com os líderes políticos e a população
b. Inclusão dos atores da sociedade nos processos de tomada de decisões
IV. Os ciclos de planejamento, implementação e avaliação
a. Os passos do planejamento estratégico: ferramentas e atividades específicas, incluindo análise SWOT
b. Formas de enfrentar a implementação de políticas públicas
V. Métodos de análise de políticas públicas, incluindo técnicas qualitativas e quantitativas
a. Geração de habilidades para avaliação de programas baseada em estudos de caso reais
VI. Movimentos contemporâneos de reforma administrativa
a. As reformas fiscais e como se relacionam com problemas de qualidade e produtividade
b. Ferramentas para melhorar a qualidade dos processos e comparação com os melhores padrões existentes (benchmarking)
c. Estratégias de melhoramento de produtividade
VII. Impacto do progresso tecnológico nos governos e na governabilidade
a. Medição de rendimento no setor público, incluindo exemplos do uso de distintos formatos e programas computacionais
3. Planejamento estratégico, orçamento e gestão por resultados
Módulos e subtemas:
I. Papel do orçamento como instrumento da política fiscal e das políticas públicas
II. Análise da origem dos recursos e como estes são contratados
a. Estudo de orçamentos reais
III. Passos do processo de definição de orçamentos
a. Tipos de orçamentos
b. Workshop sobre formato e apresentação de orçamentos
c. Participação de cidadãos no processo de geração do orçamento
IV. Gestão financeira no setor público
a. Transparência no desenvolvimento fiscal e orçamentário
V. Recursos humanos
a. Sistemas de emprego governamental baseados no mérito: exemplos de ferramentas e técnicas
b. Negociação coletiva e gestão de relações trabalhistas; simulações de casos
c. Temáticas que afetam os recursos humanos: diversidade e discriminação
d. Relação entre a carreira funcional e administrativa; estudos de caso
4. Transformação organizacional e liderança
Módulos e subtemas:
I. Cultura organizacional
a. Criação de organizações efetivas, incorporando técnicas de fluxo e processos de trabalho
b. Impacto da gerência e da organização
c. Papel da conduta humana nas organizações
d. Conexão entre as organizações e o ambiente no qual se desenvolvem
e. Cultura organizacional por meio de estudos de caso
II. Liderança
a. Explorar a variedade das teorias de liderança, particularmente as relacionadas com líderes públicos
b. Aplicação de teorias por meio de simulações, estudos de caso e treinamento individual (coaching)
c. Melhoria da Comunicação entre as equipes humanas
d. Habilidades para delegar e motivar através de simulações e estudos de caso
e. Habilidades para tomada de decisões, utilizando técnicas especializadas
f. Dinâmicas de grupo através de estudos de caso e simulações
5. Gestão de governo e geração de valor público
Módulos e subtemas:
I. O conceito de “valor público”
a. Avaliação de resultados sobre a base da geração de “valor público”
b. Formas de se obter e interpretar a opinião pública
c. Inclusão dos atores da sociedade civil no processo de geração e implementação de políticas públicas
d. A conversão de ideias sobre políticas públicas em mensagens estratégicas para o público
e. Legitimidade política
> Conflito e negociações sobre políticas públicas
f. Metodologias qualitativas e quantitativas para diagnosticar e identificar problemas comunitários (pesquisas, grupos de enfoque, análise de mídia, reuniões comunitárias, consultorias, reclamações diretas dos cidadãos sobre os serviços públicos, etc.)
II. A ética na administração pública
a. Como enfrentar um dilema ético
b. A ética e sua importância nos administradores públicos: a responsabilidade administrativa
c. Criação de um clima ético em uma agência ou unidade (controle e auditoria)
II. GERÊNCIA POLÍTICA
6. Gestão política e governança estratégica
Módulos e subtemas:
I. Exercício sustentável do poder baseado em princípios de governança e governabilidade:
a. Conceito de governança interativa e dinâmica
b. Governando com decisões compartilhadas entre governo e sociedade civil: as novas demandas de participação cidadã real
c. Democracia, democracia participativa e democracia cidadã
d. Ferramentas para a construção de mapas de governança
e. Construção de viabilidade política
f. Seguimento e ajuste de resultados de gestão
II. Pensamento estratégico, pensamento sistêmico e a comunicação eficaz nos processos de mudança
III. Estudo da dinâmica política real e a gestão de governo
a. Jogos estratégicos
b. Jogos de simulação - jogos de encenação sobre gestão de crise política ou conflitos sócio-políticos
7. Resolução de conflitos e construção de consensos
Módulos:
I. Definições de conflito
II. Métodos de solução de conflitos
III. Métodos de negociação
IV. Métodos de gerência de cooperação e confronto
V. Alianças entre os setores público e privado
VI. Jogo de encenação (workshop)
8. Comunicação estratégica e mobilização de bases
Módulos e subtemas:
I. Área comunicacional estratégica
a. Comunicação para instruções e compromissos
> escuta efetiva
> geração de compromissos
b. Gestão efetiva de políticas comunicacionais institucionais
> gestão aberta às demandas da cidadania
> técnicas de influência e geração de percepção efetivas nas relações governo-cidadania
> promoção efetiva de campanhas de governo em projetos de mudança
c. Gestão de crises comunicacionais
d. Gestão de mídia: função dos meios de Comunicação e a relação estratégica do governo
e. Comunicação estratégica governo-poder legislativo
f. Comunicação estratégico-eleitoral
II. Área de mobilização de bases e uso de redes sociais
a. Desenvolvimento de projetos de mobilização na nova “democracia cidadã”
b. “Grassroots”, ou movimentos cidadãos de geração de novas agendas em direção à transformação
c. Gestão de técnicas para a inclusão social, construção de redes e geração de compromissos para a participação cidadã
d. Novas ferramentas de mobilização: as redes de interatividade social baseadas na Internet (os fenômenos de Facebook e Twitter)
e. Novas tecnologias informáticas e de Comunicação e como impactam no exercício político, nos processos de tomada de decisões e na transparência da gestão pública
f. Táticas efetivas na comunicação online, na comunicação móvel e no governo eletrônico
9. Novas ferramentas para a gestão pública e política
Módulos e subtemas:
I. Tecnologias de suporte para a tomada de decisões e planejamento estratégico
a. Uso de novos softwares e tecnologias aplicadas à gestão estratégica no plano da gestão pública e política: software de simulação, criação de mapas de atores, sistemas de medição de alerta precoce, modelos de gestão de crise
II. Tecnologia para temas operacionais, dar transparência à gestão e gerar conexão com a população
a. Uso de novas tecnologias informáticas para a gestão na administração pública (exemplo: Sistemas automatizados de Gestão Fiscal)
b. Governo eletrônico: novas variáveis de gestão na era da Internet (concurso de fundos públicos por meio da rede, transparência de gastos fiscais em sites abertos, etc.)
c. Novas ferramentas para o controle de resultados de gestão
III. GERÊNCIA OPERACIONAL
10. Tutoria para o projeto final - Assessoramento contínuo através dos meses de duração do programa
11. Tópico Especial 1 (4h)
12. Tópico Especial 2 (8h)
Panorama dos principais modelos de parceria entre setor público e setor privado – tanto organizações não governamentais, quanto empresas privadas - explorando suas semelhanças, diferenças e potenciais ganhos para o Poder Público. Serão abordados os modelos de Parceria Público Privada, Organização Social, Organização da Sociedade Civil e Título de Impacto Social.
13. Tópico Especial 3 (4h)
14. Tópico Especial EAD