Notícias

Embaixador colombiano estreita laços acadêmicos e culturais com a FGV

O embaixador teve a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição e manifestou interesse em estreitar as relações entre Brasil e Colômbia.

O presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen, recebeu no dia 12 de abril, a visita do novo embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, recentemente nomeado pelo presidente colombiano, Gustavo Petro. O objetivo do evento foi estreitar relações, assim como fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico de alunos e professores entre a FGV e as instituições de ensino superior colombianas.

O embaixador teve a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição e manifestou interesse em estreitar as relações entre Brasil e Colômbia. Além disso, Rivera também expressou interesse em ações culturais conjuntas para projetar autores brasileiros na Colômbia e vice-versa.

Durante a visita, Guilhermo Rivera participou de um almoço, que aconteceu na Sede FGV, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen, do diretor internacional, Marlos Lima, e do gerente internacional, Klaus Stier. O encontro faz parte da atuação da Diretoria Internacional (DINT) para a promoção da diplomacia corporativa e do reconhecimento mundial da FGV como referência de ensino e Think Tank.

A Colômbia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina, com o qual compartilhamos fronteira e uma considerável parcela do território amazônico. Os dois países já possuem acordos de cooperação em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, saúde, agricultura, exportações, segurança e sustentabilidade.

A visita do embaixador da Colômbia à Fundação reforça o compromisso de ambos os países em ampliar a cooperação acadêmica e promover a troca de conhecimento e experiências, assim como a relevância que a instituição possui na América Latina como uma referência nas áreas de ensino e pesquisa.