Notícias

FGV e Paraguai concluem 2 capacitações para 100 funcionários do setor de água e saneamento do país

Um MBA em Gestão de Projetos e uma Capacitação Técnica em Gestão Empresarial foram realizados pela FGV DINT, ao longo de 2021, em parceria com o governo do Paraguai.

A Diretoria internacional (FGV DINT) e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) concluíram no ano de 2021 dois programas em formato virtual: um MBA em Gestão de Projetos de Infraestrutura e um Programa de Capacitação Técnica em Gestão de Empresas, ambos com ênfase no setor de água e saneamento. Os Programas, que foram coordenados pela gerente internacional, Rafaela de Oliveira, contaram com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).


Dirigido a 50 funcionários do Ministério, o MBA ofereceu ferramentas teóricas e práticas para gestão de projetos, com o intuito de otimizar o desempenho e melhorar os resultados da Administração Pública no Paraguai. Realizada com o apoio do FGV In Company entre os meses de janeiro e novembro, a especialização contou com um total de 18 disciplinas e 432 horas de aulas ministradas por meio da plataforma Zoom, onde foram abordados temas como gestão de recursos técnicos, financeiros e humanos em projetos.


Por outro lado, a capacitação técnica de 100 horas, que ocorreu entre maio e setembro deste ano, foi destinada principalmente a 50 diretores, gerentes e técnicos de órgãos e empresas de água e saneamento. O objetivo desse programa foi o de impulsionar a eficiência e sustentabilidade dos serviços prestados à comunidade paraguaia. Ao todo, foram 5 disciplinas online que apresentaram aspectos da gestão de empresas sob a ótica da governança corporativa, estratégia, recursos humanos, finanças e inovação.  


Espera-se que os profissionais paraguaios capacitados pela FGV possam responder de maneira mais eficiente aos atuais desafios nacionais relacionados à qualidade dos serviços prestados e à expansão da cobertura de sistemas de água potável e saneamento básico por todo o país.