No dia 20 de julho, a FGV recebeu a visita da delegação do governo de Bangladesh, liderada pelo seu Ministro de Estado para as Relações Exteriores, Sr. Shahriar Alam. Esta é a primeira visita oficial de representação do MRE bengali ao Brasil, e marca a celebração de 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Na ocasião, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o Ministro Shahriar Alam conversaram sobre as iniciativas de desenvolvimento socioeconômico dos dois países, projetos de infraestrutura que compõem a visão 2041 de Bangladesh e o potencial de cooperação bilateral nas áreas acadêmica e científica. Bangladesh está entre as nações com o crescimento econômico mais rápido do mundo na última década, e tem se destacado pelos números positivos na erradicação da pobreza e diminuição da desigualdade social.
Após a conversa, a comitiva participou de um almoço oferecido pela FGV. O almoço contou, ainda, com a participação da embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnesa, e uma delegação empresarial bengali liderada pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústrias de Bangladesh (FBCCI), Jashmin Uddin, e representantes da Câmara de Comércio Banglaedsh-Brasil (BBCC). Pela FGV, estiveram presentes também o diretor internacional da FGV, Marlos Lima, e o gerente internacional, Klaus Stier.
O Brasil reconheceu a independência de Bangladesh imediatamente após a sua declaração, e foi o primeiro país latino-americano a estabelecer uma missão diplomática no território. A relação entre os dois países tem se desenvolvido nos últimos anos, e tanto Brasil quanto Bangladesh têm expressado interesse em estreitar a cooperação bilateral. O país oriental ocupa a 35ª posição no ranking de exportações brasileiro em 2021 e pretende ampliar parcerias especialmente na área tecnológica voltada para a produção agrícola.