Cursos & Programas

PROGRAMA INTERNACIONAL DE SEMINÁRIOS EM GOVERNABILIDADE, GERÊNCIA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA

1.     OBJETIVO

Contribuir para o desenvolvimento de capacidades e fortalecimento de processos de transformação com níveis satisfatórios de governabilidade por parte das autoridades dos governos locais, equipes técnicas de nível nacional e subnacional e pessoas da sociedade civil cuja função se oriente a temas de descentralização, desenvolvimento com sustentabilidade, visão estratégica e eficácia pública, fortalecendo o desenvolvimento municipal.

2.    PÚBLICO-ALVO

O Programa está orientado principalmente a autoridades e servidores públicos, dos níveis municipal, estadual e federal, além de profissionais da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil em geral. Para a participação no programa não será necessário possuir título universitário.

3.    METODOLOGIA

O Programa consiste em seminários de 8h, compostos por duas conferências de 4h. Também serão ministradas duas palestras. As sessões serão expositivas.  Será solicitada leitura de material complementar (se necessária) e a FGV disponibilizará plataforma virtual para tema realizado por ensino a distância (EAD).

4.    COORDENAÇÃO NO BRASIL

Fundação Getulio Vargas (FGV)

5.    CONFERENCISTAS E PALESTRANTES

Serão selecionados a partir do corpo docente da FGV e junto a outras instituições, com base no conhecimento prático e teórico nos temas dos seminários.

6.    DURAÇÃO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O Programa será desenvolvido ao longo de quatro meses. Terá carga horária total de 127 horas e será composto de doze seminários e duas palestras presenciais. Para facilitar a compatibilização do programa com as diversas atividades profissionais dos participantes, os encontros serão realizados aos sábados, na sede da FGV no centro da cidade do Rio de Janeiro (Candelária), das 8 às 17h, com intervalos nas semanas de feriados, além de um módulo a ser cursado por ensino a distância (EAD), conforme o cronograma abaixo:

7.    TRABALHOS FINAIS

O Programa exige que os participantes apresentem, até seu encerramento, Trabalhos Finais, que serão realizados em grupo, nos quais proponham soluções concretas para problemas dos governos locais ou da instância territorial a que pertencem. Durante a execução do programa os participantes receberão orientação para a formulação dos seus trabalhos.

8.    CERTIFICAÇÃO

Ao final do Programa os concludentes receberão certificado de participação chancelado pela FGV, CAF, GWU, desde que:

•    Obtenham frequência mínima de 75% das sessões (não haverá reposição de sessões por falta do participante); e
•    Tenham seus Trabalhos Finais aprovados.

9.    DISPOSIÇÕES GERAIS

a.    A FGV se reserva o direito de cancelar a execução do Programa, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições e/ou matrículas;
b.    No caso de matriculas já efetuadas, serão devolvidos 100% do valor pago, mediante depósito em conta bancária, a ser informada pelo interessado;
c.    Se necessário, reposição de atividades previstas no cronograma poderão ser agendadas, a critério da coordenação; e
d.    Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do Programa.