A cidade
Confira aqui informações úteis sobre as escolas e as instalações da FGV localizadas no Rio de Janeiro.
Endereços das escolas FGV
CPDOC – Escola de Ciências Sociais
Edifício Luiz Simões Lopes (Sede)
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22250-900
Tel: (21) 3799-5938
Direito Rio – Escola de Direito do Rio de Janeiro
Edifício Luiz Simões Lopes (Sede)
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22250-900
Tel: (21) 3799-5938
EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
Edifício Roberto Campos
Endereço: Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22231-010
Tel: (21) 3083-2416
EMAp - Escola de Matemática Aplicada
Edifício Luiz Simões Lopes (Sede)
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22250-900
Tel: (21) 3799-5938
EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças
Edifício Luiz Simões Lopes (Sede)
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22250-900
Tel: (21) 3799-5938
Biblioteca
Os alunos das escolas FGV do Rio de Janeiro dispõem dos serviços e do acervo oferecidos pela Biblioteca Mario Henrique Simonsen. O espaço oferece vasto material voltado para as áreas de Ciências Sociais, Administração, Ciências Econômicas, Ciência Política, Direito, Finanças, História do Brasil, Matemática e Sociologia.
A biblioteca conta com dois salões de leitura, um no Edifício Centro Cultural FGV e outro no 7º andar do Edifício Sede. A estrutura do local é composta por mesas e salas disponíveis para uso individual ou coletivo.
O acervo, em constante renovação, é composto por 105.490 títulos e 225.975 exemplares, distribuídos entre livros, DVDs, vídeos, publicações eletrônicas, teses e dissertações, gravações sonoras, além de publicações periódicas em papel e eletrônicas.
É possível conferir pelo site o catálogo on-line e o Acervo Acadêmico FGV, além de ter acesso às coleções das outras duas bibliotecas FGV ( SP, DF) e, também, da Biblioteca Digital.
Confira abaixo os endereços e horários de funcionamento:
Edifício Sede
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, 7º andar
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h30
Centro Cultural FGV
O Centro Cultural FGV foi inaugurado em 2013 e faz parte do complexo arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer especialmente para a Fundação Getulio Vargas, ainda na década de 1950.
Localizado na Praia de Botafogo, o espaço é interligado à Torre Oscar Niemeyer por uma grande esplanada. Os edifícios contam com duas torres e dois subsolos, e totalizam quase 45.000 m² de área construída.
O Centro Cultural dispõe de salas de estudo, auditórios e espaço para exposições, distribuídos entre os três pavimentos. O bloco central integra o auditório ao espaço destinado a eventos, que podem funcionar simultaneamente e possuem moderna infraestrutura de áudio e vídeo.
Parte da Biblioteca Mario Henrique Simonsen fica localizada no Centro Cultural, e oferece revestimento acústico, dois salões de leitura, laboratório de informática com computadores conectados à internet e serviço de impressão e fotocópia para a comunidade de alunos e professores da Fundação.
Endereço: Praia de Botafogo, 186 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h15 às 21h45, e das 8h30 às 12h30 aos sábados
Restaurantes
No Edifício Sede da FGV, alunos, professores e funcionários têm acesso a barracas de lanches no pilotis, a uma lanchonete, e a um restaurante com capacidade para receber mais de 200 pessoas.
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Horário de funcionamento da lanchonete: Segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e das 7h às 12h aos sábados
Horário de funcionamento do restaurante: Aberto para almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h
Salas de aula
Todas as salas de aula da FGV são pensadas e equipadas seguindo um alto padrão de conforto e qualidade para atender todas as necessidades dos alunos e professores da instituição. Os espaços têm ar-condicionado e podem receber de 45 a 70 alunos, de acordo com cada modelo.
As salas de aula são bem iluminadas, contando com Datashow, computadores ligados à rede, telão para projeções e quadro branco. Possuem ainda cadeiras dentro dos padrões ergonômicos e dispõem de infraestrutura para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Auditórios
O Edifício Sede da FGV conta com 8 auditórios para a realização de aulas, eventos, seminários e workshops, além de um auditório no 12º andar, disponível para a realização de eventos ou atividades complementares, com capacidade para até 174 pessoas, se necessário.
A FGV também possui um auditório em seu Centro Cultural, que faz parte do conjunto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer e concluído pelo sobrinho do arquiteto, João Niemeyer. O edifício, inaugurado em 2013, dispõe de um amplo e moderno auditório com capacidade para 300 pessoas.
Salas de estudo
No Edifício Sede, as salas de estudo localizadas no 4º, 8º e 9º andares estão disponíveis aos alunos de todos os cursos de Graduação. Para a utilização de algumas salas, pode ser necessário comparecer anteriormente à Secretaria para verificar a disponibilidade de horários.
Já o Edifício Roberto Campos dispõe de 6 salas de estudos localizadas no primeiro pavimento, com capacidade para 5 alunos cada. Para a sua utilização, é preciso agendar com 24 horas de antecedência mediante preenchimento de formulário disponibilizado pelo Núcleo de Salas (NGSA) da unidade.
O Centro Cultural da FGV também oferece espaços para estudos na Biblioteca Mario Henrique Simonsen, além de salas com disponibilidade de wi-fi e computadores para os alunos da instituição.
Laboratórios de Informática
O Edifício Sede possui laboratórios de informática dispostos nos andares 8º, 10º e 13º. Em todos os laboratórios, os computadores estão conectados à rede e à impressora multifuncional.
O Edifício Ministro Roberto Campos conta com dois laboratórios de informática, um na sala 104 e outro no térreo.
No edifício do Centro Cultural FGV, a Biblioteca Mario Henrique Simonsen é equipada com um laboratório de informática com 20 computadores disponíveis para estudo e 12 computadores para acesso dos usuários da Biblioteca.